10157 - Procedimento de receção, conferência e armazenamento de medicamento e produtos de saúde

14-02-2024

Objetivos

  • Reconhecer e efetuar os procedimentos de gestão, receção, conferência e armazenamento de medicamentos e produtos de saúde.
  • Verificar o preço de fatura e da margem de comercialização e PVP de cada produto.
  • Introduzir os elementos principais de uma fatura/guia de remessa.

Conteúdos

  • Análise da fatura
  • Verificação da uniformidade da fatura com os produtos entregues
  • Introdução da "data da fatura"
  • Introdução do valor da fatura e da quantidade faturada
  • Introdução dos produtos entregues no sistema
  • Verificação do preço de fatura e da margem de comercialização e PVP de cada produto
  • Introdução das condições, bónus e/ou condições comerciais
  • Verificação do prazo de validade
  • Registo de benzodiazepinas e psicotrópicos
  • Tratamento de "Faltas" e "Esgotados"
  • Etiquetagem de produtos
  • Conferência e armazenamento de medicamentos e produtos de saúde

Reflexão

Com O formador Filipe Alfacinha abordamos todos os passos para a receção de encomendas, 

Um processo de extrema importância , a  UFCD  10157  vem completar as UFCD's 10158 e 10159. todo o processo tem a sua importância, porque a gestão eficaz de medicamentos e produtos de saúde exige uma organização e rigor na execução das tarefas

na UFCD 10145 abordamos os seguintes Tópicos

  • Gestão de stocks: Reconhecer e aplicar os procedimentos de gestão de stocks, incluindo o controlo de entradas e saídas, prazos de validade e rotatividade dos produtos.
  • Receção de produtos: Efetuar a receção de medicamentos e produtos de saúde, verificando a conformidade da entrega com a encomenda e a documentação acompanhante.
  • Conferência de produtos: Conferir a qualidade dos produtos recebidos, verificando se há danos ou alterações nas embalagens, data de validade e outros aspetos relevantes.
  • Armazenamento adequado: Armazenar os produtos de acordo com as suas características e requisitos específicos, assegurando as condições ideais de temperatura, humidade e luminosidade.
  • Cálculo do preço de venda: Calcular o preço de venda ao público (PVP) de cada produto, considerando o preço de fatura, a margem de comercialização e os impostos aplicáveis.
  • Análise da margem de comercialização: Avaliar a margem de comercialização de cada produto, tendo em conta os custos de aquisição, os preços de mercado e a estratégia comercial da farmácia.
  • Interpretação de faturas: Interpretar os elementos principais de uma fatura/guia de remessa, como a identificação do fornecedor, a descrição dos produtos, o preço unitário, o valor total da compra e os impostos.
  • Validação da documentação: Validar a documentação que acompanha os produtos, verificando se está completa e correta, incluindo a fatura, guia de remessa e, se aplicável, o boletim de análise.


Conclusão 

As aulas, apesar de não serem diretamente no programa demo do Sifarma, foram bastante objetivas e focadas em casos práticos, o que me permitiu visualizar como programa  funciona na prática. Através da resolução de exercícios, pude consolidar os conhecimentos adquiridos e me familiarizar com as diferentes ferramentas do programa.

Embora tenha havido algumas dificuldades por não ter contato direto com o Sifarma, o material de apoio e a abordagem prática do formador compensaram essa falta. Acredito que a experiência me deu uma base sólida para utilizar o programa futuramente, quando tiver acesso a ele.  

Aspetos Negativos

Não Houve aspetos Negativos


Curso: 72701ZZ- Técnico/a auxiliar de farmácia  23/24
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