5440 - Comunicação Interpessoal e assertividade

14-02-2024
UFCD-5440 Comunicação Interpessoal e assertividade
UFCD-5440 Comunicação Interpessoal e assertividade

Objetivos

  • Identificar e distinguir os elementos básicos do processo comunicacional.
  • Identificar fatores determinantes para a eficácia no processo de comunicação.
  • Identificar e desenvolver estilos de comportamento assertivo.

Conteúdos

  • Comunicação interpessoal
    • Elementos básicos do processo comunicacional
    • Determinantes da comunicação eficaz
    • Estilos comunicacionais
    • A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho
    • Estilos de comportamento e comportamento assertivo
      • Estilos típicos de comportamento
      • Dimensões do comportamento assertivo
      • Componente emocional da assertividade
      • Desenvolvimento da assertividade

Reflexão


Na UFCD 5440 - Comunicação interpessoal e assertividade no contexto da formação para Técnico Auxiliar de Farmácia (TAF), a comunicação interpessoal e a ferramenta chave é essencial para o sucesso profissional. Através da comunicação eficaz, consigo construir pontes de compreensão com colegas, clientes e outros profissionais da área da saúde, garantindo um ambiente de trabalho coeso e eficiente.

No processo comunicacional, identifico os elementos básicos como o emissor, a mensagem, o canal, o recetor e o feedback. Cada um assume um papel crucial na transmissão e interpretação da informação. Como TAF, devo estar atento à clareza e objetividade da mensagem, escolhendo o canal adequado para cada situação, seja a comunicação verbal, escrita ou não verbal.

Para além disso, reconheço a importância de fatores determinantes para a eficácia da comunicação. A escuta ativa, a empatia e a capacidade de adaptação à linguagem e estilo de comunicação do interlocutor são ferramentas que me permitem estabelecer uma comunicação eficaz e construir relações de confiança.

No entanto, a comunicação interpessoal vai além da mera transmissão de informação. A assertividade torna-se crucial para defender meus pontos de vista, necessidades e ideias de forma respeitosa e eficaz. Reconheço os três estilos de comportamento: passivo, agressivo e assertivo. Através da assertividade, consigo expressar minhas opiniões com clareza e segurança, sem ser passivo ou agressivo, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo e positivo.

Na TAF, a comunicação assertiva assume um papel fundamental em diversas situações. Ao comunicar com clientes, consigo explicar de forma clara e objetiva as informações sobre medicamentos, posologia e efeitos secundários. Em situações de conflito com colegas, a assertividade permite-me defender meus pontos de vista de forma respeitosa e proativa, buscando soluções que beneficiem a todos.

Ao longo da minha formação, pretendo desenvolver minhas habilidades de comunicação interpessoal e assertividade. Através de exercícios práticos, feedback construtivo e autoavaliação, pretendo aprimorar minha capacidade de comunicar de forma eficaz, tornando-me um TAF mais completo e preparado para os desafios da área da saúde.

Com a comunicação como ponte, pretendo construir relações de confiança, colaborar de forma eficiente e contribuir para um ambiente de trabalho positivo e produtivo. A assertividade será a bússola que me guiará na defesa dos meus pontos de vista e na busca por soluções que beneficiem a equipe e os clientes.

Aspectos Negativos

Não houve aspectos Negativos

Curso: 72701ZZ- Técnico/a auxiliar de farmácia  23/24
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